Um jovem de 21 anos precisou ser levado ao hospital na noite desta terça-feira (18) após levar um tiro no rosto em Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina. A tentativa de homicídio ocorreu por volta das 22h20 na Estrada Geral do bairro Santa Lídia.
Conforme informado pela Polícia Militar, a vítima, que é catarinense, estava em frente a uma conveniência quando um motociclista passou pelo local e efetuou disparos de arma de fogo em sua direção.
Um dos tiros acabou acertando abaixo do olho do rapaz, cujo estado de saúde ainda não foi atualizado. O criminoso fugiu e a Polícia Civil vai investigar sua identidade.
A PM informou ainda que o jovem possui passagens policiais pelos crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa.
Tentativa de homicídio
Segundo a legislação brasileira, a tentativa de homicídio é um crime grave que consiste em atentar contra a vida de outra pessoa, tendo como objetivo matar, porém, devido a circunstâncias além do controle do autor, o ato não é consumado. É necessário que haja a intenção de matar (dolo) para que a ação seja assim classificada.
O Código Penal brasileiro prevê em seu artigo 121 o crime de homicídio, sendo que a tentativa de homicídio pode ser considerada uma etapa não concluída deste crime. Este artigo estabelece que a pena aplicada ao homicídio tentado varia entre 6 e 20 anos de reclusão, combinado com a redação que trata da Tentativa (diminuição de um a dois terços da pena).