A Defesa Civil de Santa Catarina informou que, no Estado, já são 33 os municípios atingidos pelo grande volume de chuvas desde a última quinta-feira (2). O órgão destaca ainda a possibilidade de instabilidade no clima até domingo (5).
Os dados são de um relatório emitido, pela Defesa Civil, na tarde da sexta-feira (3). Além disso, quatro municípios já decretaram situação de emergência no estado catarinense. Ipira, onde foi registrado uma morte, Araranguá, Praia Grande e São João do Sul estão em situação de emergência.
O relatório destaca ainda que já são pelo menos 193 pessoas desalojadas, 46 desabrigadas e há registro de uma pessoa ferida, em Caçador. Mais de 148 bombeiros trabalham para atender os mais de 110 chamados desde quarta-feira.
Segundo informações do governo, a maior parte desses chamados são da região de Joaçaba, no Oeste de Santa Catarina. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil ressalta que equipes do Governo do Estado seguem trabalhando de maneira integrada para prestar a assistência necessária à população atingida.
Além disso, equipes catarinenses estão auxiliando no resgate de pessoas no Rio Grande do Sul. Até o momento, os bombeiros catarinenses já resgataram 600 pessoas. Em todas as áreas de divisa com o estado gaúcho, há condições para o desenvolvimento de temporais isolados.
Já são 33 cidades atingidas. Por isso, é recomendado que os moradores estejam atentos aos avisos e alertas meteorológicos emitidos pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil e sigam as orientações dos órgãos oficiais do Governo de Santa Catarina.