A Polícia Federal informou que em menos de uma semana, dois ataques hacker causaram instabilidades nos sistemas da PF e do STF. O ataque no sistema da polícia aconteceu nessa terça-feira (3), já ao STF na última quinta-feira (29).
De acordo com informações da polícia, as tentativas de invasão deixaram os sites das instituições temporariamente fora do ar, mas não houve prejuízos nos sistemas. Os ataques foram neutralizados e seguem sendo investigados.
Já o Supremo Tribunal Federal afirmou que os ataques foram neutralizados logo que foram detectados. A equipe técnica do tribunal agiu rapidamente, retirando os serviços do ar e implantando novas camadas de segurança.
Para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) os ataques de hackers são esperados e que tem trabalhado para restabelecer seus sistemas afetados por ataques nos últimos dias. Os ataques são esperados por conta da suspensão do X.
As análises preliminares indicam que os ataques consistiram em DDoS (ataque de negação de serviço). Segundo informou a nota do STF, foram milhares de acessos simultâneos com o intuito de desequilibrar a rede e inviabilizar os serviços.