O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina inova no atendimento à população no uso de novas tecnologias. No centro de operações, mais de 500 mil chamadas são atendidas através do 193. Agora, o Corpo de Bombeiros incorpora a inteligência artificial para o registro de ocorrências.
Quando ocorre uma ligação para o 193, o operador coleta uma série de informações, preenchendo um formulário. Esses dados são repassados às equipes que realizam o atendimento.
Quanto mais rápidas as informações forem registradas, mais rápido será o encaminhamento da equipe. Pensando nisso, o uso de tecnologias é uma forma eficiente para o desempenho de um bom trabalho.
A nova tecnologia utilizada pelos operadores permite que, durante a digitação da descrição da ocorrência, o assistente virtual complete as informações, promovendo maior agilidade na transcrição do texto.
Outra tecnologia que foi implantada nos Centros de Operações é a utilização do Google Maps Platform já integrado à ferramenta de atendimento. Anteriormente, o operador precisava trabalhar com duas telas para registrar a ocorrência e verificar a localização da guarnição mais próxima. Agora, tudo está agrupado no mesmo sistema e pode ser visualizado na mesma tela.
“Dentro da divisão de tecnologia da informação, nós estamos sempre atentos às melhores práticas e às inovações do mercado para trazê-las para dentro dos nossos softwares e infraestrutura. Desta forma, conseguimos oferecer o melhor serviço para a comunidade”, completa o capitão do Corpo de Bombeiros.