Região Santa Catarina

Corpo de Bombeiros usa inteligencia artificial no atendimento de ocorrências

Mais de 500 mil chamadas são atendidas através do 193

Autor
Corpo de Bombeiros usa inteligencia artificial no atendimento de ocorrências
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina inova no atendimento à população no uso de novas tecnologias. No centro de operações, mais de 500 mil chamadas são atendidas através do 193. Agora, o Corpo de Bombeiros incorpora a inteligência artificial para o registro de ocorrências.

PUBLICIDADE

Quando ocorre uma ligação para o 193, o operador coleta uma série de informações, preenchendo um formulário. Esses dados são repassados às equipes que realizam o atendimento.

Quanto mais rápidas as informações forem registradas, mais rápido será o encaminhamento da equipe. Pensando nisso, o uso de tecnologias é uma forma eficiente para o desempenho de um bom trabalho.

A nova tecnologia utilizada pelos operadores permite que, durante a digitação da descrição da ocorrência, o assistente virtual complete as informações, promovendo maior agilidade na transcrição do texto.

Outra tecnologia que foi implantada nos Centros de Operações é a utilização do Google Maps Platform já integrado à ferramenta de atendimento. Anteriormente, o operador precisava trabalhar com duas telas para registrar a ocorrência e verificar a localização da guarnição mais próxima. Agora, tudo está agrupado no mesmo sistema e pode ser visualizado na mesma tela.

“Dentro da divisão de tecnologia da informação, nós estamos sempre atentos às melhores práticas e às inovações do mercado para trazê-las para dentro dos nossos softwares e infraestrutura. Desta forma, conseguimos oferecer o melhor serviço para a comunidade”, completa o capitão do Corpo de Bombeiros.

Relacionadas