
Um homem foi condenado a 15 anos, 10 meses e 16 dias de prisão em regime fechado por tentativa de homicídio duplamente qualificado, em Guaramirim, no Norte de Santa Catarina. A motivação do crime foi o ciúme da ex-companheira, que havia iniciado um novo relacionamento. A sentença também estabelece indenização de R$ 25 mil por danos morais e materiais à vítima.
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o réu perseguiu e ameaçou a ex por meses antes de cometer o crime. Ele chegou a se mudar para uma casa vizinha à da mulher, frequentava o local de trabalho dela e abordava seus filhos em via pública. Ou seja, eram pedidos insistentes para retomar o relacionamento.
Relembre o crime
Na madrugada do dia 7 de janeiro de 2024, o homem invadiu a casa da ex-companheira, no bairro Avaí. Armado com uma chave de fenda, ele atacou o novo namorado da vítima com diversos golpes. A mulher e sua filha adolescente conseguiram conter o agressor e acionar a polícia, evitando que a tentativa de homicídio se consumasse.
Dessa forma, durante o ataque, o réu também agrediu fisicamente a ex-companheira e a ameaçou de morte. Segundo relato do Promotor de Justiça Rafael Scur do Nascimento, o agressor proferiu frases como “a próxima será você” e “vou finalizar o que vim fazer”.
Julgamento e condenação
Assim, os jurados do Tribunal do Júri acataram a denúncia do MPSC e enquadraram o crime como tentativa de homicídio, incluindo as qualificadoras de motivo fútil e uso de recurso que impediu a defesa da vítima.
Por fim, o réu permanecerá preso e não poderá recorrer em liberdade. Além disso, fixaram o valor de R$ 25 mil em indenização por danos morais e materiais à vítima.