Região Brasil

Histórico: maior simulado de desastres do Brasil ocorre hoje em mais de 250 cidades de SC

Ação deve impactar cerca de 240 mil pessoas ao longo do dia

Autor
Histórico: maior simulado de desastres do Brasil ocorre hoje em mais de 250 cidades de SC
Foto: Reprodução/Secom

Começou às 8h da manhã deste domingo (18), o maior simulado de desastres do Brasil. A ação envolve mais de 250 cidades de Santa Catarina e deve atingir diretamente cerca de 240 mil pessoas. Ele contará com cenários realistas de deslizamentos, alagamentos, evacuação de áreas de risco, instalação de abrigos temporários, cadastro de famílias, distribuição de ajuda humanitária e ações educativas de prevenção.

PUBLICIDADE

Desta forma, este exercício serve como um ensaio para situações de emergência. Ainda assim, permite revisar planos de contingência, testar sistemas de alerta e fortalecer a coordenação entre as instituições.

Momento histórico

Neste 18 de maio, a Defesa Civil de Santa Catarina completa 52 anos de atuação e celebra sua história neste grande evento realista. “É um momento histórico para Santa Catarina e para o Brasil. Estamos testando nossa capacidade de resposta, fortalecendo a integração entre as instituições e, acima de tudo, promovendo a cultura da prevenção. Isso salva vidas”, destaca o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.

O 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres segue até as 17h deste domingo. Ele é coordenado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC) e executado pelos Grupos de Ações Coordenadas (GRACs) nos municípios. Além disso, o simulado conta com o apoio das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, polícias, universidades, secretarias municipais e entidades parceiras, como o Aeroporto Internacional de Florianópolis, OGMO e Portonave.

Moradores já receberam alertas sobre o simulado enviados pela Defesa Civil.

Atuação do Corpo de Bombeiros no simulado

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuará em todas as frentes necessárias, conforme a realidade de cada município. “Este exercício é uma oportunidade valiosa para fortalecer a integração entre os órgãos e testar, em condições controladas, nossa capacidade de resposta a desastres reais. O CBMSC está preparado para cumprir seu papel com excelência”, destaca o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.

Com efetivo mobilizado desde os quartéis em diversas regiões, o CBMSC atuará em conjunto com a Defesa Civil estadual e municipais, secretarias municipais e forças de segurança. Por fim, a atuação dos bombeiros inclui desde o resgate de vítimas em áreas simuladas de risco até o suporte na logística de abrigamento, atendimento humanitário e organização da resposta.

Relacionadas