Região Blumenau

PF fecha cerco contra entrada de herbicida proibido em SC

Mandados foram cumpridos em Massaranduba e Dionísio Cerqueira

Autor
PF fecha cerco contra entrada de herbicida proibido em SC
Foto: Polícia Federal / divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (9) em Santa Catarina uma operação para desarticular um esquema criminoso de contrabando de herbicida. De acordo com as investigações, a substância proibida contém o ingrediente ativo paraquate, produzido na Argentina, que chega de forma clandestina no Brasil e tem sido comercializado ilegalmente na região nordeste de Santa Catarina.

PUBLICIDADE

Na ação desta quinta, equipes da Polícia Federal cumprem três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em imóveis localizados nas cidades catarinenses de Massaranduba, a 40 quilômetros ao Norte de Blumenau, e Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste, na fronteira com a Argentina.

A investigação começou em janeiro de 2023, após a prisão em flagrante de um homem de nacionalidade Argentina que transportava grande quantidade de herbicida proveniente daquele país. O produto, contendo a substância proibida, estava sendo levado para ser comercializado em Massaranduba.

Polícia Federal fecha cerco contra entrada de herbicida proibido em SC
Foto: Polícia Federal / divulgação

Os investigados responderão pelos crimes de importação, transporte e armazenamento de agrotóxico proibido e associação criminosa, cujas penas máximas podem chegar a nove anos de reclusão.

De acordo com a assessoria da Polícia Federal, o trabalho no combate à importação de agrotóxico proibido busca proteger a sociedade brasileira, evitando a entrada de produtos que podem trazer danos às pessoas.

Relacionadas