
Gustavo Viana Lemos, de 31 anos, morador de Laguna, em Santa Catarina, morreu em combate durante a guerra na Ucrânia. O lagunense era voluntário no Exército local e teve a morte confirmada pela família nas redes sociais, nesta terça-feira (22). Ele não entrava em contato com familiares desde o dia 29 de junho e recebeu a notícia por meio de amigos brasileiros que estão no local.
O voluntário catarinense chegou a servir à Marinha do Brasil. Em 2024, se inscreveu como voluntário para lutar contra as tropas russas. No entanto, a aceitação das forças armadas da Ucrânia ocorreu somente neste ano de 2025.
A guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada em 2022, segue em curso e já atraiu centenas de combatentes estrangeiros voluntários. Assim, muitos brasileiros têm se juntado a essa causa, motivados por diversos fatores políticos, ideológicos e humanitários.
Nas redes sociais, Gustavo costumava compartilhar um pouco da sua rotina com os seguidores. Portanto, publicava fotos e vídeos mostrando lugares, estada com os amigos e outros fatos. Suas últimas publicações no feed do Instagram acontecerem em 6 de abril. Veja uma delas:
Despedida do catarinense voluntário na Ucrânia

Nas redes sociais, amigos e parentes prestaram homenagens, destacando a coragem de Gustavo e a determinação em lutar por uma causa que acreditava. Muitos descreveram que era um sonho que estava realizando.
Enfim, o corpo do lagunense será cremado na Ucrânia.