Somente na última semana, seis motos foram autuados em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, por utilizarem veículos com escapamento adulterado. A ação realizada pela Guarda Municipal faz parte de um trabalho em conjunto com a Polícia Militar para coibir irregularidades – neste caso passíveis de multa.
A Guarda Municipal de Rio do Sul teve um aumento de efetivo no mês de julho e agora pode ampliar as fiscalizações para diversos tipos de ocorrências no centro e nos bairros. De acordo com o comandante da corporação, Robson Ferreira, o caso de motos com escapamento adulterado é uma grande fonte de reclamações pela questão do incômodo.
“Agora temos como ampliar o trabalho, realizar mais fiscalizações em outros locais e ajudar a população”, destaca Ferreira. Dados oficiais mostram que de janeiro a junho deste ano, somente através do atendimento pelo telefone 153, pelo menos 811 chamados da comunidade foram atendidos.
Entre os principais fatos, destaque para 44% de ocorrências de fiscalização de trânsito e em segundo lugar, 18% de crimes diversos previstos no código penal e 14% em situações de abordagens a pessoas em atitudes suspeitas. Confira abaixo a lista com a relação de ocorrências atendidas este ano:
- Crimes diversos previstos no código penal: 149
- Apoio as secretarias municipais: 106
- Abordagens de pessoas em atividades suspeitas: 120
- Crimes de trânsito: 8
- Ocorrências de fiscalização de trânsito: 360
- Acidentes de trânsito: 23
- Segurança de eventos desportivos: 45
Total: 811