
O governador Jorginho Mello autorizou um novo concurso público para 300 agentes da Polícia Civil de Santa Catarina nesta terça-feira (15). O anúncio ocorreu durante a formatura da primeira turma do curso de formação inicial de 43 delegados, 15 psicólogos e uma escrivã, no Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A solenidade também formou policiais chamados em concurso público, também autorizado pelo chefe do Executivo estadual em 2023, após 10 anos sem certame nesta área.
“Se hoje temos esse status de ser o estado mais seguro do país é graças aos homens e mulheres das nossas forças de segurança que fazem a diferença. A segurança pública vive um grande momento em Santa Catarina”, pontuou o governador. “Eu tenho muito orgulho de dizer que o Estado Santa Catarina está numa boa fase e comprometido com as nossas polícias”, finalizou.

Curso de formação inicial
O curso de formação profissional ocorreu na Academia de Polícia do Estado de Santa Catarina (Acadepol), em Florianópolis. Com início em 31 de janeiro deste ano, sua conclusão foi nesta terça. Assim, os formandos completaram uma carga horária de aproximadamente 1.074 horas-aula, que incluiu aulas teóricas, práticas e estágios em delegacias e na Central Macrorregional de Plantão da Capital (CMPP).
De acordo com o diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol), André Luiz Bermudez Pereira, o curso é considerado o mais completo do Brasil entre as academias de Polícia Judiciária.
“Hoje nós terminamos o curso inicial de formação. Esses profissionais ainda irão retornar algumas vezes para a Academia de Polícia para fazer a complementação. E assim, a gente acompanha eles ao longo de toda a carreira. É todo um projeto de acompanhamento pedagógico desses alunos. A investigação criminal é o foco principal da Polícia Civil. Portanto, a maior carga horária do curso de formação é de investigação criminal”, ressaltou o diretor da Acadepol, o delegado André Luiz Bermudez Pereira.