
A rede de lojas Havan, uma das maiores varejistas do Brasil, alerta seus consumidores sobre golpes que têm ocorrido nos últimos meses. A central de atendimento registrou um aumento significativo de ligações de clientes que caíram em fraudes ao tentarem aproveitar supostas “promoções imperdíveis” na internet.
Os criminosos usam a imagem do empresário Luciano Hang, geralmente retirada de vídeos antigos das redes sociais, e recriam sua voz com inteligência artificial para promover produtos a preços muito abaixo do mercado.
Somente em 2024, a Havan já foi notificada sobre centenas de golpes, incluindo vendas de celulares a preços extremamente baixos e pesquisas premiadas, onde os clientes respondem a um questionário e pagam apenas o frete, mas nunca recebem os produtos.
Recentemente, circulou um vídeo fraudulento no qual os golpistas utilizaram novamente a imagem de Luciano Hang para pedir doações via PIX para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
“É uma luta sem fim. Ao mesmo tempo em que derrubamos vários, surgem diariamente muitos outros. As plataformas nada fazem para acabar com isso. Temos informado com frequência em nossas redes sociais e imprensa, mas ainda assim, muitas pessoas têm caído nesses golpes”, afirmou Hang.
O empresário lembra que todas as promoções da Havan podem ser conferidas nas redes sociais oficiais @havanoficial no Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok, X (antigo Twitter) e YouTube, além do site oficial havan.com.br. Para denunciar anúncios suspeitos, acesse havan.semfraude.online.
Identificando os golpes
Para evitar que mais consumidores sejam vítimas, a Havan orienta como identificar propagandas falsas e prevenir prejuízos:
- Endereço do site: Golpistas podem usar endereços semelhantes ao original para enganar. Por exemplo, em vez de havan.com.br, podem usar havam.com.br.
- Aparência do site: Sites falsos apresentam diferenças como anúncios não clicáveis, erros de português e qualidade inferior das imagens.
- Preços anunciados: Desconfie de produtos com preços extremamente baixos e fora da realidade do mercado.
- Senso de urgência: Golpistas criam um senso de urgência para que a vítima não pense muito e compre rapidamente, mostrando a quantidade restante de produtos ou que a promoção termina em breve.
- Links diferentes para comprar e pagar: Se precisar sair do site da loja para pagar a compra, desconfie. Todo o processo de compra deve ocorrer dentro do domínio oficial da empresa.
- Nome do recebedor do pagamento: Ao fazer um pagamento, o beneficiário deve ser sempre a Havan. Se aparecer o nome de outra pessoa ou empresa, trata-se de um golpe.
- Sorteios e premiações: Para participar, é necessário baixar o aplicativo Havan ou ir até uma loja física. A empresa informa que não vende bilhetes via WhatsApp ou outros sites não oficiais.