
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagra, na manhã desta segunda-feira (4), a operação “Impedimentum”. A ação mira advogados de organizações criminosas e integrantes de facções já reclusos no sistema prisional catarinense. Pelo menos três mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em endereços de Joinville, na região Norte do estado.
De acordo com o Ministério Público (MPSC), a ação é desdobramento incidental da Operação “Sob Encomenda 5ªFase”, deflagrada em dezembro de 2024. Durante a ação anterior, uma advogada, investigada por atuar como intermediária de recados entre integrantes de uma facção criminosa, foi alvo de busca e apreensão em sua residência e em seu escritório profissional.
Na ocasião, segundo o MPSC, a advogada dificultou o acesso da equipe de policiais ao seu telefone celular. Além disso, ela teria recebido ajuda de familiares para impedir a apreensão do aparelho. As investigações contra os envolvidos prosseguem em sigilo.
Entenda a operação Sob Encomenda do Gaeco
A Operação Sob Encomenda, que está sob a condução da 13ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville e com apoio operacional do GAECO, teve início no ano 2021. Ela foi instaurada para investigar agentes públicos e advogados integrantes de facções criminosas em atuação em Santa Catarina.
Assim, o objetivo é coibir as práticas ilícitas de sintonia entre presos e outros criminosos fora da prisão, a entrada de drogas e aparelhos de telefone celular nos estabelecimentos prisionais, além de outros delitos penais praticados pelo crime organizado.