Parte da cidade de Gaspar, no Vale do Itajaí, ficou sem água no último de fim de semana devido a um crime. Na noite de sábado (29), houve um furto de cabos de cobre na bomba do flutuante, fonte de abastecimento de água da Estação de Tratamento de Água I (ETA), localizada no centro do município.
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Gaspar, entretanto, só confirmou a ocorrência nesta segunda-feira (1). O furto resultou na interrupção do tratamento de água na ETA, entre às 18h30 e às 23h50 do mesmo dia.
Boletim de ocorrência de furto
Na manhã desta segunda-feira, um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil. Além disso, as imagens das câmeras de segurança do local foram entregues às autoridades.
Como resultado, foram furtados cerca de 30 metros de cabos de 95 milímetros, cabos de cobre que levam energia do painel dentro do contêiner até a motobomba.
Logo após a constatação do furto, o Samae já providenciou, em caráter de urgência, uma manutenção para restabelecer o abastecimento de água da cidade. O fornecimento foi normalizado por volta das 23h50 de sábado.
Prejuízo a ser calculado
O Samae ainda calcula o prejuízo total causado pelo furto, pois teve que acionar fornecedores de forma emergencial e servidores. Afinal, inicialmente se acreditava que o problema era outro.
A Polícia Civil já deu início às investigações tentando identificar e punir os responsáveis pelo crime. “Pedimos a colaboração da população para denunciar qualquer atividade suspeita no entorno das instalações do Samae”, declarou a Prefeitura de Gaspar.