Agentes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), iniciaram na manhã deste domingo (11) o recolhimento de peças dos motores do avião que caiu em Vinhedo (SP). O acidente com o turboélice ATR-72 da empresa Voepass ocorreu na tarde de sexta-feira (9) e provocou a morte de 62 pessoas.
No trabalho, a equipe do Cenipa conta com auxílio da agência francesa responsável pela fabricação da aeronave e outra agência canadense, que fabrica os motores. Segundo as informações da FAB, imediatamente após o recolhimento, as peças serão armazenadas em instalações do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), para prosseguimento das investigações sobre o caso.
O recolhimento dos componentes dos motores iniciou na manhã seguinte ao encerramento dos serviços da Defesa Civil de São Paulo para resgate dos corpos das 62 vítimas do acidente, no começo da noite de sábado (10). A investigação do Cenipa pretende revelar o motivo que levou à queda do avião, provocando o maior acidente aéreo do Brasil desde 2007.
A apuração nos motores é uma nova fase da apuração, uma vez que técnicos já estão realizando perícia nas caixas pretas da aeronave turboélice. De acordo com nota da FAB, os dados dos dois gravadores de voo (caixas pretas), que são o Cockpit Voice Recorder (CVR), que armazena gravações de voz da cabine, e o Flight Data Recorder (FDR), que é o gravador de dados de voo, foram transferidos na manhã de sábado, para um laboratório de Brasília (DF) que trabalha na análise.
Entre as 62 vítimas do trágico episódio estão 34 são homens e 28 são mulheres. Ainda conforme a Força Aérea, não há um prazo para a conclusão dos trabalhos de perícia e investigação.