A Delegacia de Capturas de Santa Catarina (Decap) prendeu um foragido por roubo qualificado do Rio Grande do Sul na tarde do sábado (7). A equipe policial prendeu o homem na cidade de Içara, na Região Sul de Santa Catarina.
A Delegacia de Capturas é uma divisão policial que atua exclusivamente no rastreamento de foragidos. Ela está localizada na sede da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), em São José, na Grande Florianópolis.
O foragido por um roubo preso pela polícia estava trabalhando como pastor de uma igreja evangélica. Contudo, a Justiça condenou o pastor a 12 anos de prisão. A polícia procurava o condenado desde 2022. O homem não ofereceu resistência à prisão.
Segundo a legislação vigente, o roubo qualificado é um crime que se caracteriza pela subtração de um bem móvel de outra pessoa, utilizando violência ou ameaça grave contra a vida da vítima. O roubo qualificado está previsto no artigo 157 do Código Penal.
De acordo com o processo judicial, a Justiça condenou o pastor a 12 anos e 24 dias de prisão, em regime fechado, por um roubo qualificado cometido no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, a polícia informou que ele estava escondido em Içara, onde trabalhava como pastor em uma igreja evangélica do município.