
A Polícia Militar prendeu um homem foragido da Justiça na tarde de sábado (19), na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú. O suspeito foi identificado por um drone equipado com sistema de reconhecimento facial, durante as ações de policiamento realizadas no aniversário da cidade.
A prisão ocorreu por volta das 15h20, nas proximidades da Rua 2100, após o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) emitir um alerta. O sistema de vigilância urbana reconheceu o rosto do homem e confirmou a existência de um mandado de prisão em aberto por pensão alimentícia.
Em seguida, a equipe de motopatrulhamento do 12º Batalhão localizou o suspeito, realizou a abordagem e confirmou a identidade após consulta ao sistema judiciário. Durante a revista, os policiais não encontraram nenhum item ilícito. No entanto, a ordem judicial em vigor levou à condução do homem, sem lesões, até o Presídio da Canhanduba, em Itajaí.
Tecnologia reforça segurança e resulta em prisões
Com o uso cada vez mais frequente da tecnologia, Santa Catarina vem fortalecendo a sua estrutura de segurança pública. O reconhecimento facial por câmeras fixas e drones tem permitido identificar rapidamente pessoas procuradas e monitorar áreas com grande circulação.
“Estamos investindo pesado em tecnologia para melhorar ainda mais o trabalho das nossas forças de segurança. Já iniciamos testes com câmeras fixas e agora também usamos drones para localizar foragidos. Essa integração reforça nosso compromisso em manter Santa Catarina como o estado mais seguro do Brasil”, afirmou o governador Jorginho Mello, durante o evento de aniversário de Balneário Camboriú.
Policiamento reforçado garantiu tranquilidade nos festejos
Ao longo do fim de semana, a Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do 12º BPM, atuou intensamente no policiamento dos eventos em comemoração aos 60 anos de Balneário Camboriú. Segundo estimativas, cerca de 150 mil pessoas participaram das celebrações — sendo 50 mil no sábado (19) e 100 mil no domingo (20).
Para garantir a segurança, o efetivo foi ampliado e diversas modalidades de policiamento foram empregadas. As ações contaram com patrulhamento a pé, motopatrulhamento, cavalaria, canil, policiamento de choque, tático, aviação e o suporte tecnológico de drones e câmeras inteligentes.

O trabalho integrado das forças de segurança evitou ocorrências de grande relevância durante os eventos. Além de prevenir crimes, a operação também resultou em abordagens a foragidos, permitindo dessa forma, localiza-los com o apoio do sistema de reconhecimento facial.
Com a união entre tecnologia, inteligência e presença ostensiva nas ruas, Balneário Camboriú celebrou seu aniversário com segurança e tranquilidade, reforçando, portanto, o modelo de policiamento adotado pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina.