Região Grande Florianópolis

Florianópolis: incêndio atinge apartamentos em prédio de Jurerê

As chamas começaram por volta das 3h30 desta sexta-feira (6)

Autor
Florianópolis: incêndio atinge apartamentos em prédio de Jurerê
Fotos: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Pelo menos três apartamentos foram atingidos por um incêndio na madrugada desta sexta-feira (6), no bairro Jurerê Internacional, no Norte da Ilha, em Florianópolis. Era por volta de 3h30 quando populares acionaram o Corpo de Bombeiros para atender a ocorrência. Por sorte, ninguém ficou ferido.

PUBLICIDADE

As unidades que pegaram fogo ficam em um prédio de três pavimentos, localizado na conhecida Avenida dos Búzios. A estrutura é de alvenaria e possui cerca de 1.000 metros quadrados. De acordo com a corporação, o incêndio se concentrou em um apartamento, mas atingiu a sacada do segundo e a fuligem chegou ao terceiro.

Os bombeiros realizaram o combate ao incêndio de forma combinada, direta e indiretamente. Utilizaram, ainda, a técnica transacional. Em duas horas de atuação e com o uso de 3,5 mil litros de água, a guarnição apagou o fogo e realizou o rescaldo.

Os profissionais em atuação conseguiram preservar a edificação e o incêndio permaneceu confinado no apartamento onde havia o foco. Por fim, os bombeiros orientaram os moradores sobre os cuidados no local e isolaram a área. A corporação irá realizar uma perícia a fim de identificar a causa do incêndio.

Veja mais fotos:

Como agir em casos de incêndio

Confira abaixo uma série de dicas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina sobre como agir em casos de incêndio em edificações:

  • Apenas tente apagar princípios de incêndio, pois o fogo pode se alastrar rapidamente, obstruindo a saída e colocando em risco a vida dos envolvidos;
  • pode-se apagar um fogo por resfriamento (com água), por abafamento (com um cobertor grosso ou pano úmido) ou por isolamento (retirando o combustível do incêndio);
  • caso não seja possível, abandone a edificação rapidamente e, após, ligue para o número 193;
  • se possível, desligue a rede elétrica e feche o registro da instalação de gás; 
  • não permita que pessoas entrem no local em chamas;
  • por mais difícil que seja, mantenha a calma e siga as instruções dos bombeiros.

ATENÇÃO: Evite a fumaça. A maior parte dos acidentes mortais está relacionado com a inalação de fumaças tóxicas. Caso você esteja em um incêndio, ande agachado para um local seguro (pois a fumaça se concentra na parte superior do ambiente) e coloque um pano úmido no nariz para filtrar o ar.