Região Grande Florianópolis

Falha no sistema elétrico causa incêndio em casa de condomínio de luxo

Ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros na noite desta quarta-feira

Autor
Falha no sistema elétrico causa incêndio em casa de condomínio de luxo
Fotos: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Mesmo diante de tanta chuva, um princípio de incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros na noite desta quarta-feira (9), em um condomínio de luxo de São José, na Grande Florianópolis. As guarnições teriam sido acionadas por volta das 22h35, informadas de que o quadro de disjuntores de uma casa, que fica no primeiro pavimento, teria incendiado devido a uma falha no sistema elétrico.

PUBLICIDADE

A residência unifamiliar fica localizada na Rua das Laranjeiras, no Bosque das Mansões, e possui uma área de aproximadamente 300 metros quadrados. Quando as equipes chegaram ao local, os moradores já estavam do lado de fora, mas não havia mais chamas no interior da casa, apenas fumaça.

Por sorte, ninguém ficou ferido na ocorrência. Os bombeiros abriram as janelas do andar superior da residência e ventilaram o imóvel. Depois disso, foram feitos os devidos registros.

O proprietário foi orientado pelas equipes e também pela fornecedora de energia a desativar a eletricidade do imóvel e não reativá-la. Além disso, ele foi direcionado sobre como manter o isolamento da área danificada, a fim de possibilitar a investigação que deve ser realizada no local.

Veja mais fotos:

O que fazer diante de um princípio de incêndio

Um princípio de incêndio pode ser ocasionado por uma série de fatores, além de dano na rede elétrica, como uso de cigarros, vazamento de gás de cozinha e até mesmo o aumento das chamas durante a preparação de alimentos no fogão.

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) tem algumas recomendações quanto a princípios de incêndio. Veja o que fazer nestes casos:

  • Nunca jogue água em aparelhos energizados;
  • se for um princípio de incêndio, utilize extintores de CO2 ou Pó Químico Seco;
  • se não conseguir extinguir o fogo, saia do imóvel e acione os bombeiros pelo telefone 193;
  • desligue a rede elétrica da residência.