Um menino de apenas 5 anos consumiu cocaína em Santa Catarina. Um exame toxicológico confirmou a presença da substância no organismo da criança. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que vai apurar se foi a mãe que forneceu a droga ao filho.
O caso veio à tona nesta terça-feira (13), na cidade de Concórdia, no Oeste do Estado, após denúncias. A Polícia Militar esteve na casa da família, no bairro Sintrial, durante a madrugada. Além do menino de 5 anos, a mulher tem outro filho de 5 meses.
Primeiramente, a suspeita, de 26 anos, foi questionada sobre a administração de substâncias ilícitas. Porém, negou o crime. Mesmo assim, a PM resolveu acionar o Conselho Tutelar e levar os dois menores ao hospital para a realização de exames.
Teste positivo para cocaína
O teste do menino de 5 anos deu positivo para cocaína. Em contrapartida, o exame do bebê de 5 meses deu negativo. Os dois foram entregues ao Conselho Tutelar até que a investigação instaurada pela Polícia Civil seja concluída, apontando quem forneceu a droga à criança.
A mulher chegou a ser levada à delegacia, entretanto prestou depoimento e foi liberada logo em seguida. A polícia aguarda a realização de novos exames para confirmar os fatos e, então, apontar responsáveis. O nome da mãe não foi divulgado.
Mãe pode responder criminalmente
A mãe pode responder pelo crime de fornecer ou entregar a menor bebida alcoólica ou produtos que possam causar dependência física ou psíquica. Previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tem pena de detenção de dois a quatro anos, além de multa.
Efeitos da cocaína no organismo
A cocaína é uma substância estimulante do sistema nervoso central. É uma droga com grande potencial para causar dependência. Logo após o uso da droga, o usuário experimenta os seguintes efeitos:
- euforia;
- aumento do estado de vigília;
- aumento da sensação de autoconfiança, prazer e bem-estar;
- aumento do estado de alerta e da concentração;
- aumento das sensações sexuais;
- aceleração do pensamento.
Com o passar do tempo, a pessoa pode apresentar outras sintomas, como:
- fadiga;
- mudança repentina do estado de ânimo;
- irritabilidade;
- aumento da impulsividade.
Em relação aos sintomas físicos, percebe-se um aumento de:
- frequência cardíaca;
- sudorese;
- ritmo respiratório;
- temperatura do corpo.
O usuário também pode apresentar hipertensão arterial, pupilas dilatadas, e desenvolver hiperatividade motora, tremores nas mãos e espasmos musculares.