
Nessa quinta-feira (31) um homem de 47 anos, natural de Florianópolis, foi preso na cidade de Lisboa, em Portugal. O homem fazia parte da Lista de Difusão Vermelha da Interpol. Ele tinha uma ordem de prisão da Justiça catarinense por estuprar uma menor de idade em Palhoça, na Grande Florianópolis.
De acordo com investigações da Polícia Federal (PF), o homem responde um processo crime por estupro que ocorreu diversas vezes contra uma vítima menor de idade. No ano passado, ele fugiu para o país europeu. No entanto, seu nome estava na lista vermelha da Interpol, o mais alto nível de foragidos internacionais.
A Polícia Federal informou que sabia que havia contra si uma acusação de estupro de uma menor de idade. Por saber que a polícia brasileira iria procurá-lo, o homem deixou o país em 17 de junho de 2023 em um voo com destino a Portugal.
Com a fuga, após mais de um ano sem retornar ao Brasil, a Polícia Federal incluiu seu nome na lista de Difusão Vermelha da Interpol. Isso ocorreu no dia 15 de outubro de 2024. Duas semanas após sua inclusão na lista, a Polícia portuguesa o encontrou em Lisboa.
Contudo, a polícia informou que ele deve permanecer atrás das grades em Portugal até a conclusão dos trâmites de extradição ao Brasil para que as autoridades do país onde ocorreu o crime possam julga-lo. De acordo com a legislação vigente, a pena pelo crime que a Justiça atribui ao réu pode chegar a 15 anos de reclusão.