Região Santa Catarina

Empresário é preso e servidores afastados por fraudes em obra

Polícia também apura anormalidades no projeto básico da obra

Autor
Empresário é preso e servidores afastados por fraudes em obra
Fotos: Divulgação / Polícia Civil

Um empresário foi preso e dois servidores públicos foram afastados de suas funções nesta terça-feira (23), em uma operação da Polícia Civil que investiga irregularidades na construção da rua coberta na Praça São Sebastião, em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina.

PUBLICIDADE

Esta é a segunda fase da operação Maktub. As diligências apuraram que um agente político da prefeitura procurou o proprietário da empresa com o objetivo de elaborar o projeto básico para a construção da rua coberta.

De acordo com a polícia, o projeto básico da licitação, incluindo o memorial descritivo e a planilha orçamentária, foi preparado pelo empresário em conjunto com uma pessoa subcontratada, responsável pela execução da obra. Esses documentos foram então encaminhados a um servidor da prefeitura, que assinou como responsável pela sua confecção.

Além disso, as análises realizadas pela Polícia Civil revelaram que o empresário afastou um concorrente, possivelmente, oferecendo uma vantagem indevida, resultando na vitória de sua empresa no certame. O fato se assemelha ao ocorrido na Operação Maktub, deflagrada na cidade de Forquilhinha em 27 de fevereiro.

Conforme o levantamento da polícia, as irregularidades resultaram em um prejuízo de R$ 240 mil para a prefeitura de Praia Grande, devido, principalmente, ao sobrepreço dos materiais previstos na planilha orçamentária.

Após o levantamento das provas, os policiais prenderam o empresário nesta terça por meio de um mandado de prisão preventiva. Cumpriram ainda, dois mandados de afastamento das funções públicas e cinco mandados de busca e apreensão.

Relacionadas