Um empresário de Santa Catarina terá que explicar a origem de mais de R$ 1,5 milhão que ele transportava na hora do embarque no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O homem, que não teve a identidade revelada, foi abordado pela Polícia Federal (PF) na última terça-feira (2).
De acordo com informações oficiais da PF, o passageiro é de origem chinesa. Ele portava dinheiro em espécie e um grande volume de cheques, totalizando exatamente R$ 1.507.696,06.
Empresário embarcaria para SC
Ainda de acordo com a PF, o empresário estava com embarque previsto para o aeroporto de Navegantes, no litoral Norte de Santa Catarina. Porém, ao passar pela inspeção de passageiros e bagagens, foi verificado que havia em sua bagagem de mão um material orgânico em forma de maços, aparentando ser dinheiro.
Na delegacia da PF, verificou-se que havia, além de quantia em dinheiro, alguns maços de cheques com datas futuras. Indagado sobre a origem do dinheiro e dos cheques, o homem não soube explicar, tendo respondido apenas que é empresário em Santa Catarina.
O dinheiro e os cheques foram aprendidos. A PF instaurou um inquérito policial para apurar a origem do valor, pois o empresário não tinha documentação que o respaldasse.