Em operação conjunta, os Ministérios Públicos dos estados do Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina, por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc) e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), deflagraram nesta terça-feira (11), a Operação Sommelier. Foram cumprindos 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Douradina, Dourados e Itaporã (MS) e em Florianópolis.
A investigação identificou a ocorrência de fraude ao caráter competitivo de uma licitação pública para a contratação de uma empresa que realizaria um concurso público para o provimento de cargos na Prefeitura Municipal de Douradina.
Foi apurada a existência de uma associação criminosa entre servidores públicos e o empresário, que em conluio, organizaram a fraude à licitação para desviar dinheiro público mediante superfaturamento. Segundo o Gaeco, durante o cumprimento das diligências foram apreendidos cerca de R$ 200 mil em espécie.
“Sommelier”, termo que dá nome à operação, está relacionado ao fato de a empresa contratada para realizar o concurso público ser de “fachada”, cuja sede era uma loja de vinhos na capital do Mato Grosso do Sul.
Gaeco
O Gaeco é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.