Região Balneário / Itajaí / Itapema

Drones com reconhecimento facial serão utilizados em Balneário Camboriú

Tecnologia inédita no Estado visa detectar foragidos e desaparecidos

Autor
Drones com reconhecimento facial serão utilizados em Balneário Camboriú
Foto: Divulgação / Polícia Militar

A Polícia Militar de Santa Catarina vai utilizar drones equipados com reconhecimento facial para reforçar a segurança durante os eventos de aniversário de Balneário Camboriú. Nos dias 19 e 20 de julho, a tecnologia vai monitorar em tempo real os pontos de maior concentração de público e áreas estratégicas da cidade.

PUBLICIDADE

A operação, conduzida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), busca ampliar o monitoramento e prevenir crimes em eventos de grande porte. Com inteligência artificial embarcada, os drones vão identificar suspeitos, localizar pessoas desaparecidas e detectar foragidos com mandados de prisão ativos, atuando de forma rápida e eficiente.

Durante o anúncio oficial, o governador Jorginho Mello reforçou a importância de investir em segurança pública com tecnologia de ponta. “Queremos as famílias ocupando os espaços públicos, aproveitando os eventos com tranquilidade. Nosso compromisso é investir em segurança com inteligência, eficiência e respeito ao cidadão de bem”, destacou.

Drones com reconhecimento facial serão utilizado em Balneário Camboriú
Foto: Divulgação / Polícia Militar

Tecnologia que já demonstrou resultados

Além de Balneário Camboriú, a SSP-SC vai testar o sistema durante a tradicional Festa da Tainha, em Balneário Barra do Sul, de 10 a 14 de julho. Os resultados dessas operações devem embasar a implantação definitiva da tecnologia em outras cidades catarinenses.

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, destacou que o sistema já demonstrou eficiência em operações recentes. Durante a Festa do Pinhão, em Lages, nenhuma ocorrência de furto foi registrada nos 17 dias de evento. Além disso, a tecnologia permitiu identificar e deter foragidos da Justiça. “Vamos seguir com os testes, agora com apoio de drones. Assim, conseguimos identificar com agilidade quem tem pendências com a Justiça, reforçando a prevenção e a resposta rápida das forças policiais”, afirmou.

O funcionamento do sistema é direto e eficaz. As câmeras instaladas nos drones captam, portanto, imagens faciais em tempo real e cruzam os dados com os bancos da Segurança Pública. Em seguida, caso haja alguma restrição, o sistema emite um alerta à central de monitoramento. Na sequência, a guarnição mais próxima realiza a abordagem e, se necessário, efetua a detenção.

Com isso, Santa Catarina avança no uso de tecnologia integrada ao policiamento ostensivo, garantindo mais segurança à população e, dessa forma, mais tranquilidade para quem participa dos eventos públicos.

Relacionadas