Região Santa Catarina

Polícia Civil celebra um ano da Delegacia de Proteção a Animais

A DPA apresenta números de um ano de atuação

Autor
Polícia Civil celebra um ano da Delegacia de Proteção a Animais
Foto: Divulgação / Polícia Civil - SC

Nessa quinta-feira (14), a Delegacia de Proteção a Animais (DPA), da Polícia Civil de Santa Catarina, está completando um ano de atividade. A DPA celebra números de seu primeiro ano. Na ocasião, a unidade vai celebrar as atividades desenvolvidas durante o período.

PUBLICIDADE

A DPA tem como objetivo apurar delitos de maus-tratos contra animais domésticos e crimes. Os números mostram a importância do trabalho desenvolvido pelos policiais. A DPA atendeu, ao longo do ano, 3.092 denúncias em 13 cidades de Santa Catarina.

Nesse primeiro ano de atividades, foram instaurados 145 inquéritos policiais. Além disso, foram feitas 17 prisões em flagrante, 11 termos circunstanciados e 82 operações policiais. Outro número importante é o de animais resgatados, 886 no total.

A DPA celebra números de seu primeiro ano. Os agentes buscam a responsabilização criminal dos autores de crimes de maus-tratos, mas também atua na prevenção dos crimes com palestras em centros educacionais e feiras de adoção.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária, por meio da Resolução CFMV nº 1.236/2018, Art. 2, II, define como maus-tratos: “qualquer ato, direto ou indireto, comissivo ou omissivo, que intencionalmente ou por negligência, imperícia ou imprudência provoque dor ou sofrimento desnecessários aos animais.”  

Maus-tratos contra animais é crime e pode render pena de detenção de três meses a um ano. Para registro de denuncias, acessar o site da Delegacia Virtual da Polícia Civil ou na Delegacia de Polícia mais próxima.

Relacionadas