Região Mundo

Dois jovens brasileiros estão entre os mortos em Israel

Eles estavam na rave invadida por terroristas do Hamas no último sábado

Dois jovens brasileiros estão entre os mortos em Israel
Foto: Reprodução

Duas mortes de brasileiros que estavam desaparecidos em Israel desde último sábado (7) foram confirmadas nesta terça-feira (10). Os dois estavam na rave Universo Paralello, que acontecia próximo da Faixa de Gaza, no momento em que a festa foi invadida por integrantes do grupo terrorista Hamas na maior ofensiva dos últimos 50 anos contra Israel. Uma brasileira identificada como Karla Stelzer Mendes ainda segue desaparecida.

PUBLICIDADE

O primeiro óbito confirmado foi de Ranani Nidejelski Glazer. O jovem de 24 anos era natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e vivia em Israel, morando na capital, Tel Aviv, com amigos, há sete anos. O rapaz tinha cidadania israelense e chegou a prestar serviço militar no país onde trabalhava como entregador. A morte foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) logo após às 8h.

Ainda na manhã de terça, próximo do meio-dia, a família da brasileira Bruna Valeanu, confirmou a morte da jovem. A jovem de 24 anos vivia e estudava em Israel desde 2015 e serviu ao exército do país por dois anos. A brasileira, natural do Rio de Janeiro, morava em Petah Tikva, cidade a 10 quilômetros de Tel Aviv, com sua mãe, Roza Valeanu, também carioca. A garota já foi instrutora de tiro nas Forças de Defesa de Israel, entre 2018 e 2020.

Uma terceira brasileira, identificada como Karla Stelzer Mendes, segue desaparecida. Ela tem 41 anos e mora em Israel com o filho de 19. Ela estava no evento acompanhada do namorado, Gabi Azulay, que também segue desaparecido. Desde sábado quando terroristas do Hamas, grupo que governa a Faixa de Gaza, invadiu Israel matando e sequestrando civis, e nos dias a seguir fez novos ataques e sofreu contra ataques, mais de 1.800 pessoas morreram.

Relacionadas