Um veículo aéreo conhecido como dirigível caiu sobre uma área residencial nesta quarta-feira (25), na cidade de Osasco, na Grande São Paulo. A aeronave fazia uma ação de marketing para o São Paulo futebol Clube. Um morador se feriu e precisou ser socorrido, mas passa bem. Uma pessoa que estava na cabine do dirigível também machucou o pescoço, mas não precisou de atendimento. Um vídeo que circula nas redes sociais mostrou o momento da queda:
Segundo a assessoria do clube, o dirigível pertence a uma empresa que foi contratada para fazer um trabalho de divulgação algumas horas antes do jogo do São Paulo contra o Botafogo, do Rio de Janeiro, pelas quartas de final da Copal Libertadores. O jogo ocorre as 21h30 no Estádio do Murimbi. A aeronave partiu da cidade de Carapicuíba e fazia um voo teste, antes de seguir para a Capital.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a queda foi registrada por volta das 12h06.Ainda segundo a corporação, três equipes de Resgate foram acionadas no local, além de equipes da Enel e Defesa Civil.
Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) disse que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) foram acionados para realizar a coleta de dados da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-ZAD.
“Na coleta de dados são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”, afirmou o órgão.
O São Paulo Futebol Clube emitiu uma nota nocomeço da tarde, lamentando o ocorrido. Veja a íntegra:
“O São Paulo FC lamenta o incidente ocorrido com o dirigível contratado por locação da Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos SA. A empresa já havia prestado este mesmo serviço ao Clube por ocasião da final da Copa do Brasil, em 2023, sem nenhuma intercorrência.
O aparelho fazia um teste nesta manhã em preparação ao sobrevoo noturno, previamente autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que estava programado para a região do estádio.
O Clube informa que, felizmente, não houve feridos com gravidade e está prestando todo o suporte necessário aos tripulantes e demais envolvidos”.