
O Governo do Estado de Santa Catarina anunciou a criação da Diretoria de Gestão de Risco e Adaptação Climática. A diretoria vem para contribuir com ações para diminuir danos causados por tragédias climáticas.
A diretoria vai fortalecer a resiliência do estado diante dos desastres naturais e das mudanças, adaptações e emergências climáticas. Além disso, deve aproximar a Defesa Civil ainda mais dos municípios e assim implementar melhorias significativas nas políticas de prevenção.
A principal função da nova diretoria é a identificação, instrumentação e controle de riscos potenciais à sociedade catarinense, com um enfoque estratégico em nível estadual. A diretoria estará comprometida em oferecer apoio substancial aos municípios catarinenses, muitos dos quais enfrentam deficiências nas suas estruturas de defesa civil.
Segundo o Secretário da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, Santa Catarina já realiza investimentos em tecnologias avançadas para a previsão e gestão de riscos climáticos “O estado é totalmente coberto por radares meteorológicos e está melhorando suas barragens com novas tecnologias de gestão”, afirma Fabiano
A colaboração com entidades governamentais e todos os demais setores da sociedade, será essencial. A nova diretoria trabalhará em pilares como preparação e engajamento, análise dos impactos climáticos, elaboração de planos de ação, e implementação e monitoramento contínuos.