Região Blumenau

Decreto final: operação prende 20 pessoas no Vale do Itajaí

Organização criminosa estadual atua dentro e fora dos presídios

Autor
Decreto final: operação prende 20 pessoas no Vale do Itajaí
Fotos: Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil desencadeou nesta terça-feira (20) a operação Decreto Final. Agentes da Delegacia de Repressão a Roubos (DRR) e Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Decrim) tinham 21 mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca e apreensão para cumprir.

PUBLICIDADE

As ordem judiciais foram executadas na cidades de Blumenau, Indaial, Timbó, Santa Cecília, Rio do Sul e Trombudo Central, no Vale do Itajaí, além de Lages, na serra catarinense. Até o momento, 18 mandados de prisão foram cumpridos, além de mais duas pessoas presas em flagrante delito.

Também foram apreendidas drogas e uma arma de fogo, além de outros objetos de interesse para a investigação.

Operação tem quadrilha como alvo das investigações

A investigação tem como alvo os integrantes de uma organização criminosa de âmbito estadual, que atua dentro e fora dos presídios. O grupo seria responsável pelo cometimento de inúmeros crimes graves, a exemplo de roubos, tráfico de drogas, assassinatos, entre outros.

A investigação começou com a prisão de um suspeito de envolvimento com um assalto ocorrido numa farmácia de Blumenau, na Rua Nereu Ramos, na região da Alameda, no dia 23 de janeiro do ano passado.

Com o aprofundamento da investigação, constatou-se que o homem também era integrante da facção criminosa, do núcleo da cidade de Indaial, inclusive tinha posição de destaque. “Além dele, comprovou-se o envolvimento de outros tantos, igualmente vinculados ao crime organizado daquela cidade e de Blumenau, todos com diversas passagens policiais”, informou a polícia.

Ao todo, 65 policiais civis participam da operação, que contou também com o apoio da Polícia Penal, que ficou responsável pela organização do cumprimento de mandados de busca e apreensão nas celas de alguns dos investigados, que já se encontram presos por outros motivos no Presídio Regional de Blumenau, Penitenciária Industrial de Blumenau e Presídio de Lages.

Relacionadas