Região Mundo

De férias, policial de SC detém homem em surto durante voo

Ele estaria viajando para Lisboa quando notou que um passageiro estava descontrolado

Autor
De férias, policial de SC detém homem em surto durante voo
Fotos: Divulgação / Polícia Militar

Na última quinta-feira (19), enquanto viajava em férias para Lisboa, Portugal, um policial militar de Santa Catarina protagonizou uma ação rápida que evitou o agravamento de uma situação de risco em pleno voo. O incidente ocorreu durante o trecho de conexão entre Lisboa e Luanda, capital de Angola, quando o militar deteve um homem em surto psicótico que estaria colocando em perigo as pessoas a bordo da aeronave.

PUBLICIDADE

De acordo com o relato do policial, o passageiro se apresentou de forma descontrolada e passou a ofender as aeromoças, além de quebrar objetos no avião, provocando pânico entre os demais ocupantes. A situação se tornou ainda mais crítica, quando ele se dirigiu à porta de emergência do avião, ameaçando abri-la durante o voo, colocando em risco a segurança de todos a bordo.

Percebendo a gravidade, o policial militar se apresentou imediatamente à equipe de comissários de bordo, informando sua profissão. Ao solicitar algemas para conter o homem, foi informado de que não havia o equipamento disponível. Ele utilizou “línguas de sogra” – um tipo de dispositivo improvisado – para conter o passageiro em surto.

Ainda segundo o relato do militar, após imobilizá-lo, ele o conduziu até um banco isolado, onde prendeu suas pernas com cintos de segurança e permaneceu ao seu lado durante o restante do voo, assegurando que a situação permanecesse sob controle. A cabine de comando do voo acionou as autoridades em Luanda, informando sobre o ocorrido.

Ao aterrissar em Angola, a Polícia Federal local já aguardava no aeroporto. O homem foi preso, com a colaboração do policial militar, que também acompanhou a entrega do detido à delegacia no terminal.
Após o ocorrido o militar seguiu sua viagem em segurança.


Trajetória do policial

O cabo Allan Michael Vaz Barbosa, integrante da PMSC há 8 anos, atualmente está lotado no 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em São Bento do Sul, onde atua no Canil Setorial, destacando-se pelo trabalho com cães de faro e segurança.

Recentemente, concluiu o curso de Zootecnia, em Florianópolis, aprimorando seu conhecimento no manejo e bem-estar dos animais utilizados em operações policiais. Além de sua atuação na polícia, o cabo mantém uma rotina de atividades físicas regulares no Batalhão, incluindo treinos de jiu-jitsu, fatores que fizeram a diferença durante a recente ação em que, conseguiu conter e prender o homem em surto – garantindo a segurança de todos os passageiros e tripulação a bordo.

PUBLICIDADE

Relacionadas