Durante uma operação de fiscalização feita pelo Procon de São José, município da Grande Florianópolis, foram encontrados mais de 50 itens alimentícios com a validade vencida em um estabelecimento noturno.
A ação aconteceu na sexta-feira (28) e teve como alvo vários estabelecimentos noturnos. Além disso, a operação teve a participação da Secretaria de Segurança Urbana e Pública (SUSP) e a Polícia Civil.
O nome do estabelecimento não foi divulgado pelos fiscalizadores. Contudo, o local foi autuado por violação das normas do Código de Defesa do Consumidor.
Ação conjunta do Procon tinha o objetivo de combater a comercialização irregular de cigarros eletrônicos, narguilés e produtos com o prazo de validade vencido. Durante a operação, diversos estabelecimentos foram vistoriados.
Produtos com prazo de validade vencido representam um risco significativo à saúde pública, e a venda irregular de cigarros eletrônicos e a utilização de narguilés em ambientes fechados promovem práticas nocivas à saúde dos jovens e adultos.
“Estamos comprometidos em continuar vigilantes e atuar firmemente para proteger a saúde do consumidor” declarou Clarice Fátima da Costa, diretora do Procon de São José.