Região Blumenau

Criança sobrevive a afogamento em piscina; caso serve de alerta

Samu de SC destaca cinco atitudes importantes para prevenir acidentes

Autor
Criança sobrevive a afogamento em piscina; caso serve de alerta
Foto ilustrativa / Divulgação / Governo de SC

No Dia dos Pais, uma família de Santa Catarina viveu momentos de aflição ao encontrar uma criança de apenas 1 ano e 9 meses, sem respiração, na piscina. O caso aconteceu na cidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, e só não se transformou em uma tragédia porque o pai executou manobras de de reanimação cardiopulmonar, orientado pela Central de Operações do Corpo de Bombeiros.

PUBLICIDADE

O fato ocorreu por volta das 17h20min deste domingo (11), na Rua João Cavilha, no bairro Taboão. A pessoa que ligou para o telefone 193 informou que a criança estava sem respirar. Por telefone, os atendentes disseram ao pai o que ele deveria fazer, até a chegada das ambulâncias dos bombeiros e do Samu na casa da família.

Quando os socorristas chegaram, a criança estava no colo do pai, semiconsciente, com pulso, respiração ruidosa, pele pálida com cianose nas extremidades, abdômen distendido e vômitos frequentes. A vítima foi lateralizada e recebeu oxigênio. Em seguida, foi encaminhada para o Hospital Regional Alto Vale, onde permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Foi um domingo de renascimento para essa família, por isso a importância de realizar corretamente as orientações dos profissionais após verificar a situação do paciente. O Samu realizou a colocação de manta térmica e um soro aquecido, após encaminhou a criança até o hospital”, comentou a médica Emanuelle Dalle Vedove, que atendeu a ocorrência.

Prevenção: todo cuidado é pouco com criança

Para prevenir os acidentes em piscina, o Samu de Santa Catarina destaca cinco atitudes importantes. Entre elas estão:

• Supervisionar constantemente, evitando crianças sozinhas perto de piscinas;
• Em locais sem salva-vidas, todos são responsáveis por garantir a segurança;
• Estar ciente de como agir rapidamente em caso de urgência;
• Instalar cercas seguras ao redor de piscinas para bloquear acesso;
• Utilizar ralos com tampa anti-sucção de cabelos.

Procedimentos em casos de afogamento infantil:

• Reconhecimento rápido: Identifique que alguém está se afogando e precisa de ajuda.
• Chamada imediata ao Samu: Peça a alguém para chamar o Samu pelo número 192 antes de tentar ajudar, garantindo uma resposta especializada.
• Utilização de materiais flutuantes: Forneça qualquer material flutuante disponível para interromper o processo de afogamento.
• Remoção segura da água: Se seguro, remova a criança o mais rápido possível da água.
• Pronto atendimento na borda da piscina: Inicie os primeiros socorros imediatamente.

Relacionadas