A Polícia Civil de Santa Catarina, em colaboração com autoridades do Distrito Federal, encontrou uma criança de Itajaí, no litoral norte catarinense, na última sexta-feira (2), em uma zona rural do Distrito Federal. A criança havia sido raptada pela própria mãe.
Os policiais localizaram o menor após um intenso trabalho de investigação. Segundo as autoridades, a mãe fugiu para a região central do país depois de perder a guarda da criança em fevereiro deste ano.
Após uma decisão judicial, a mãe escondeu a criança, que morava em Itajaí. Durante o período em que esteve foragida, a mãe alugava várias casas temporárias, mudando-se constantemente.
A polícia autuou a mãe em flagrante delito pelos crimes de subtração de incapaz, desacato e desobediência. Os crimes, dessa forma, estão previstos nos artigos 249, 330 e 331 do Código Penal. De acordo com a Polícia Civil, ela já havia perdido a guarda de uma filha mais velha por maus-tratos.
O Conselho Tutelar acompanha os procedimentos e, em seguida, a criança será entregue ao pai, que detém a guarda legal.
A Delegacia de Captura e a Divisão de Investigações Criminais reforçam seu compromisso com a segurança da sociedade catarinense e se compromete a auxiliar na captura de foragidos por meio do site e do aplicativo INTEGRA, em parceria com outras unidades policiais do estado.