Em Florianópolis, um princípio de incêndio numa sala de aula numa creche municipal assustou crianças e professoras no final da tarde desta quinta-feira (12). O incidente ocorreu no Núcleo de Educação Infantil Almirante Lucas Alexandre Boiteux, na avenida Mauro Ramos, ao lado do restaurante popular. Uma das professoras relatou que, por sorte, as crianças não estavam no horário do sono no momento e ninguém se feriu.
De acordo com relatos de funcionários da creche, uma faisca saiu de um dos ventiladores de teto e atingiu um dos colchões, onde as crianças costumam dormir. Rapidamente, o colchão pegou fogo. A direção acionou os Bombeiros, mas quando eles chegaram no local, os próprios vigilantes que trabalham na portaria do estabelecimento de ensino já haviam apagado as chamas, utilizando extintores do prédio. As crianças foram levadas para o pátio, onde fica um playground.
A Secretaria de Educação não informou o tamanho do estrago. No entanto, os pais das crianças que utilizam a sala que pegou fogo receberam mensagens para não levarem os filhos para a aula nesta sexta-feira (13).
“Pedimos por gentileza quem puder vir buscar (as crianças) mais cedo, pois tivemos um pequeno incêndio na creche. E ao apagar com extintor o cheiro ficou insuportável dentro da unidade. As crianças estão no parque. Quem puder, agradecemos”, dizia a mensagem aos pais e mães.
Na Creche Almirante Lucas, os professores também tentam organizar há pelo menos um mês um abaixo assinado. Eles solicitam a nomeação de mais profissionais para a educação. Eles informam que os educadores que atuam na unidade estão ccom turmas sobrecarregadas.