Nessa quinta-feira (11), a Policia Federal desencadeou a Operação PODs X-ONE em Chapecó, no Oeste catarinense. Foram apreendidos R$ 10.600 em dinheiro, cerca de 500 cigarros eletrônicos, 256 essências, 144 energéticos e outras mercadorias estrangeiras, tudo fruto de contrabando.
O objetivo da operação é combater o contrabando e venda ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar. Popularmente conhecidos como vape, esses dispositivos não possuem regulamentação no país.
De acordo com a polícia, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. Dois foram em residências e outros dois em estabelecimentos comerciais. Os envolvidos responderão pelo crime de contrabando, com pena que pode chegar a cinco anos de reclusão.
As investigações começaram em março deste ano, após o recebimento de informações na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à informação (Fala.BR). Os produtos apreendidos eram comercializados de forma clandestina na região Oeste Catarinense.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, também conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes.