O estado de Santa Catarina enfrenta chuvas intensas nos últimos dois dias. Ao todo, a chuva atingiu 24 municípios deixando mais de 1.300 pessoas impactadas por alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
A Defesa Civil (DC) informou que as regiões Norte, Planalto Norte e Meio-Oeste foram as áreas mais afetadas pelas chuvas intensas. Os municípios de Joinville e Araquari enfrentam apresentam grandes danos. Além disso, Araquari decretou Situação de Emergência.
Em Joinville, a chuva intensa afetou a mobilidade e infraestrutura local. São Bento do Sul, no Planalto Norte de Santa Catarina, também enfrentou alagamentos e a queda de muros. Além disso, São Francisco do Sul e Itapoá reportaram interdições de vias devido aos estragos.
A Defesa Civil de Joinville atendeu 40 ocorrências em 48 horas. A chuva registrou 129 milímetros de precipitação, sendo 116 milímetros em 24 horas. A DC interditou duas casas no bairro Boa Vista e acolheu seis indígenas em um abrigo na Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin, no Morro do Meio.
Se você está em uma das áreas atingidas pelas chuvas em Santa Catarina, não atravesse ruas alagadas ou pontes submersas, redobre o cuidado próximo a encostas, fique atento com inclinação de árvores, postes e rachaduras em muros e paredes. Além disso, em casos de emergência ligue para os números 199 ou 193.