Região

Casal da campanha “Ame Jonatas” é preso após dois anos foragido

Dinheiro foi usado para despesas de luxo

Autor
Casal da campanha “Ame Jonatas” é preso após dois anos foragido
Foto: Divulgação / Redes Sociais

O casal Renato e Aline Openkoski, conhecido após a campanha “Ame Jonatas”, foi preso esta semana em Joinville. A justiça os condenou em 2022 por crimes de estelionato e apropriação de bens, e eles estavam foragidos desde então.

PUBLICIDADE

Renato e Aline iniciaram uma campanha para arrecadar dinheiro para o filho, diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma doença degenerativa. A criança faleceu em 2021.

Eles arrecadaram mais de R$ 3,7 milhões, mas usaram parte do dinheiro para fins não relacionados à campanha. Entre os gastos, estão a compra de um carro de R$ 140 mil, três telefones celulares, despesas em academias, roupas, skate, equipamentos de som, entre outros.

O casal também viajou para Fernando de Noronha para passar o Réveillon de 2017, chegando a postar fotos nas redes sociais. Durante as investigações, a polícia identificou despesas pagas em restaurantes e casas noturnas.

Após a condenação, o casal fugiu de Balneário Camboriú. Porém, a Polícia Civil conseguiu identificar a atual residência de Renato e Aline em Joinville e os prendeu na quarta-feira (22).

As penas somadas chegam a quase 70 anos de prisão.

Relacionadas