Região Grande Florianópolis

Casa pega fogo no Centro da Capital e idosa inala fumaça

Ocorrência teve início por volta das 7h25 desta quinta-feira (21)

Autor
Casa pega fogo no Centro da Capital e idosa inala fumaça
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Na manhã desta quinta-feira (21), um incêndio atingiu uma residência unifamiliar localizada na Rua José Boiteux, no Centro de Florianópolis. Embora ninguém tenha ficado ferido, uma idosa precisou ser atendida por socorristas por ter inalado fumaça. Ela não precisou de resgate, pois já estava fora da casa quando o atendimento chegou.

PUBLICIDADE

O Corpo de Bombeiros, acionado por volta das 7h25 para atender a ocorrência, mobilizou um caminhão tanque, um caminhão de combate e uma unidade de comando. De acordo com a corporação, tratava-se de uma edificação de aproximadamente 60 metros quadrados.

A equipe deu fim às chamas de forma completa em aproximadamente 30 minutos, evitando que o fogo se alastrasse para as casas vizinhas. Com combate e rescaldo – procedimento essencial para evitar reignições e garantir a segurança do local -, a guarnição empenhada utilizou 4 mil litros de água.

Não há informações complementares sobre o estado de saúda da idosa. O local será periciado para identificar as causas do incêndio.

Incêndio recente em casa de São José destruiu carro elétrico

O Corpo de Bombeiros atendeu, dia 13 de novembro, uma ocorrência de incêndio em São José que destruiu o interior de uma casa e atingiu um veículo elétrico, que estava em carregamento na garagem. Este foi o primeiro incêndio em veículo elétrico registrado pela corporação. Sendo assim, trata-se de um marco na atuação da corporação no combate e investigação de incêndios envolvendo essa tecnologia emergente.

Veículos elétricos apresentam riscos específicos em situações de incêndio, como a possibilidade de reignições e a liberação de gases tóxicos. Dessa forma, exigem protocolos adaptados para garantir a segurança e a precisão nas análises. 

Além disso, a equipe realizou o combate externamente, devido ao risco de desabamento da estrutura da casa. De acordo com os bombeiros, foram utilizados 21,5 mil litros de água em uma operação que durou cerca de 30 minutos. Após o controle das chamas, a laje da residência desabou sobre o veículo, dificultando o rescaldo e a finalização da ocorrência.

A edificação de três andares, construída em alvenaria e madeira, foi a única atingida pelo incêndio. Na garagem, além do veículo elétrico, foco das chamas devido às baterias localizadas na parte inferior do veículo, também estava estacionada uma motocicleta.


Relacionadas