O trabalho do cão farejador da Polícia Militar (PM) foi crucial para a localização de drogas e armas, em Blumenau. O flagrante ocorreu na noite desta terça-feira (19), no bairro Progresso, na região Sul da cidade.
Policiais faziam rondas, por volta das 22h40min, quando viram algumas pessoas em atitude suspeita dentro de um condomínio. Essas pessoas saíram correndo quando notaram a aproximação da viatura.
Os PMs não conseguiram abordar os suspeitos, que entraram nos apartamentos. Mas foi aí que o cão farejador entrou em ação. O animal encontrou uma série de objetos ilícitos em um apartamento abandonado.
Foram apreendidos um revólver calibre 32, um simulacro de pistola, munições, duas balanças, 5 gramas de cocaína e 73 gramas de crack. O material foi recolhido e emitido o registro de ocorrência pela Polícia Militar.
Como funciona o trabalho do cão farejador
Os cães de faro possuem um olfato cerca de 50 vezes maior que o dos seres humanos. O nariz do ser humano conta com cerca de 5 milhões de células olfativas. Um número pequeno, se comparado as 250 milhões de células que há no focinho do cachorro.
Graças ao seu olfato apurado, os cachorros conseguem detectar uma variabilidade maior de cheiros e se tornaram cruciais nas operações policiais. Os animais precisam ser dóceis e bastante sociáveis, mas ao mesmo tempo são treinados para agir na detecção de drogas.
As principais raças de cão farejador
Labrador, Pastor Alemão, Rottweiler e Pastor Belga são algumas das raças mais utilizadas pela polícia, destacando características valiosas que vão além da grandiosa sensibilidade olfativa canina.
Coragem, lealdade, obediência e energia são fatores extremamente importantes em um cão farejador. Treinados desde filhotes, os cães policiais são do tipo que adoram trabalhar para agradar seus donos.
Incentivados a desenvolver o seu sentido olfativo desde pequenos, podem ser usados para a identificação e busca dos mais diferentes itens.
Eles são cuidadosamente selecionados na sua linhagem familiar e submetidos a um rigoroso e sistemático protocolo de treinamento e socialização.