Região Grande Florianópolis

Caixa terá que indenizar vítima do golpe do PIX em SC

Por não haver contestado os fatos, banco indenizará cliente que alegou ter sofrido golpe

Autor
Caixa terá que indenizar vítima do golpe do PIX em SC
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / divulgação

A Caixa Econômica Federal terá que indenizar uma cliente de Florianópolis que alegou ser vítima de um golpe. Alguém se passou por funcionário do banco ao telefone e obteve uma PIX sem autorização. A 6ª Vara Federal da Capital catarinense considerou que, como a Caixa não contestou as alegações da mulher, a versão da autora prevalece como verdadeira.

PUBLICIDADE

De acordo com o juiz Marcelo Krás Borges, que assinou a sentença, competiria ao réu produzir a contraprova. “Porque não se pode exigir do postulante que ele comprove aquilo que diz não ter feito”, entendeu ele. “Inclusive, tal preceito aparece no artigo 6º do CDC ao estipular a inversão do ônus da prova como um dos direitos básicos do consumidor”, prosseguiu.

A cliente alegou que, em setembro de 2022, recebeu uma ligação telefônica de um suposto funcionário da Caixa. O impostor informou que o celular dela foi clonado e seria necessário verificar o agendamento de uma transferência de R$ 1.25 mil. Ela disse então que não reconhecia a transação e desligou o telefone. Em seguida, ela constatou um débito de R$ 3.632,53, referente a um PIX que afirmou que não fez, e registrou a ocorrência.

Caixa Federal é condenada

“Em tais hipóteses, o entendimento deste Juízo é que não havia participação da Caixa nesse ato, uma vez que, embora a vítima acreditasse que fez um contato com os canais oficiais da casa bancária, na verdade essa chamada nunca ocorreu. Logo, não se poderia responsabilizá-la”, explicou o juiz. “O caso em análise, contudo, apresenta peculiaridades que o distinguem dos demais que já examinamos neste Juízo”, prosseguiu.

O juiz observou que a Caixa foi recebeu intimação para se defender e não apresentou a contestação, ficando caracterizada a revelia. A Caixa, que ainda pode recorrer da sentença, deverá restituir o valor do PIX, mas ganhou isenção de pagar indenização por danos morais.

Relacionadas