Região Grande Florianópolis

Cães são resgatados e homem é preso por maus-tratos em Palhoça

Quatro animais estavam em estado de saúde crítico, segundo a Dibea

Autor
Cães são resgatados e homem é preso por maus-tratos em Palhoça
Foto: Divulgação / Polícia Civil e Dibea

Nesta quinta-feira (5), a Polícia Civil prendeu em flagrante um homem pelo crime de maus-tratos qualificado contra cães, em Palhoça, na Grande Florianópolis. A ação ocorreu no bairro Alto Aririú, em parceria com Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) do município.

PUBLICIDADE

O procedimento teve início a partir de denúncias, que mencionavam que os animais estavam em péssimas condições de saúde e de salubridade. Eles não recebiam água e alimentação da forma adequada. Porém, mesmo após tentativas de adequação por parte da Dibea em outras idas ao local, o tutor não tomava as devidas atitudes para o cuidados com os animais.

Sendo assim, a Delegacia de Proteção Animal (DPA) foi até lá e realizou a prisão em flagrante do homem. A equipe da Diretoria resgatou quatro cães sem raça definida, cujo estado de saúde estava crítico. Eles foram encaminhados para os devidos atendimentos médicos-veterinários, inclusive castração, até que estejam em condições de saúde para uma adoção responsável.

Formalizado o procedimento criminal na Central de Plantão Policial de Palhoça, o preso permanece à disposição do Poder Judiciário. De acordo com a polícia, em cinco anos, 4.274 inquéritos foram instaurados para apurar crimes de maus-tratos contra animais em Santa Catarina. Os dados correspondem à contagem feita até abril de 2024.