Neste sábado (26), se completou uma semana de buscas ao soldado gaúcho Joarles Wildelany dos Santos Silva, de 27 anos, que desapareceu no mar da Praia do Rosa, em Imbituba. Joarles pertencia à corporação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, e passava férias com amigos no litoral catarinense.
De acordo com os bombeiros, Joarles se afogou no costão do canto Sul do Rosa. As buscas iniciaram no mesmo dia e seguiram durante toda a semana, com o auxílio de botes infláveis, viatura de auto resgate e mergulhadores.
O soldado estava com a namorada quando foi arrastado por uma correnteza. Segundo os bombeiros, a mulher foi resgatada por um surfista que passava pelo local, porém, Joarles não conseguiu se segurar e submergiu e permanece desaparecido.
Joarles é natural da cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, e atuava no 36º Batalhão da Polícia Militar de Farroupilha, na Serra gaúcha. Ele estava se preparando para tomar posse como policial penal no próximo ano. De acordo com os colegas, ele estava muito feliz com o ingresso na nova carreira e estava compartilhando imagens pelo WhatsApp dos momentos da viagem a SC. A família de Joarles criou uma vaquinha para arrecadar fundos para transportar seus pertences particulares de Farroupilha para sua cidade natal, na Bahia.