Região Brusque

Brusque: cavalo é morto e égua é resgatada em situação degradante

Programa de Bem Estar Animal da prefeitura atendeu a ocorrência junto com a PM

Autor
Brusque: cavalo é morto e égua é resgatada em situação degradante
Foto: Divulgação / Prefeitura de Brusque

O Programa Bem Estar Animal de Brusque resgatou uma égua com sinais de maus-tratos e um cavalo morreu após não resistir à situação de abandono neste sábado (23). Moradores próximos denunciaram os maus-tratos dos dois animais, o que levou imediatamente à Polícia Militar ser acionada no bairro Volta Grande.

PUBLICIDADE

Posteriormente, ao chegar no local, os servidores da Fundação do Meio Ambiente de Brusque constataram a situação degradante, que incluía ferimentos, água suja e falta de alimentação. O veterinário não pôde chegar a tempo para salvar o cavalo, que acabou morrendo.

Enquanto isso, um profissional removeu a égua em segurança e prestou cuidados imediatos a ela. Devido à sua condição bastante debilitada, com ferimentos expostos, a égua foi colocada em um pasto apropriado e está sendo cuidada por ONGs de proteção.

A coordenadora do programa, Jéssica Ricardo, informou que já identificaram os proprietários dos animais e, consequentemente, acionaram a Polícia Civil.

“Nós conseguimos fazer a retirada da égua, o boletim de ocorrência tanto pela morte do cavalo quanto pelo resgate da égua foi efetuado. A égua foi encaminhada para um local onde ela vai receber os cuidados, inclusive um atendimento veterinário imediato,” declarou.

Maus-tratos à animais é crime previsto em lei

Maus-tratos a animais são crimes previstos em lei. Além disso, a pena por esse tipo de crime varia, indo desde multa de um a 40 salários mínimos por animal até prisão em casos extremos.

No âmbito penal, especificamente, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605. Esta lei sofreu alterações pela lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.

Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada em um terço a um sexto da penalidade.

Os moradores em Brusque podem fazer denúncias de maus tratos ligando para o telefone 156, contatando a Ouvidoria Municipal ou discando para o telefone 190.

Relacionadas