Região Santa Catarina

Bombeiros resgatam 81 vítimas de afogamentos na 1ª semana da temporada em SC

Maioria dos resgates foi de homens com idade média de 28 anos

Autor
Bombeiros resgatam 81 vítimas de afogamentos na 1ª semana da temporada em SC
Fotos: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Com as temperaturas elevadas em grande parte de Santa Catarina, as praias do litoral, bem como rios e lagos no interior, receberam um grande fluxo de moradores e turistas durante o feriadão da última semana. Por esse motivo, houve um aumento na demanda de trabalho do Corpo de Bombeiros com relação a afogamentos.

PUBLICIDADE

Durante o período de 12 a 18 de novembro, que incluiu o feriado prolongado do dia 15, 81 pessoas foram salvas de afogamento no estado. A maioria das vítimas resgatadas eram homens com idade média de 28 anos. Como em temporadas anteriores, os horários com maior incidência de ocorrências foram entre 14h e 18h. Além disso, também houve aumento dos visitantes internacionais neste ano.

Durante o período, não há registros de óbitos em áreas monitoradas por guarda-vidas, o que reflete o sucesso das ações preventivas realizadas pela corporação. Em contrapartida, três pessoas morreram afogadas em áreas sem cobertura de guarda-vidas. Dois deles se afogaram em águas salgadas, nos municípios de Penha e Itapoá, e um em água doce, em uma cachoeira em Siderópolis.

Medidas básicas

O Corpo de Bombeiros reforça a importância de adotar medidas básicas de prevenção a afogamentos, como consultar as praias guarnecidas por guarda-vidas por meio do aplicativo CBMSC Cidadão, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. O aplicativo permite verificar, antes de sair de casa, as praias sinalizadas com bandeira verde, indicando condições favoráveis para banho e baixo risco de afogamento.

Nos locais sinalizados com bandeira preta, os postos de guarda-vidas estão desativados, e os banhistas devem evitar estas áreas. Atualmente, 95 postos estão em atendimento durante a semana em Santa Catarina, aumentando para 181 nos fins de semana de novembro. Este número aumentará gradativamente até a alta temporada.  

O subcomandante do 4º BBM, major Renan Fernandes, destacou a importância de os banhistas verificarem previamente quais praias estão com postos ativos. “O serviço ocorre de maneira ininterrupta, mas é importante ressaltar que nessa primeira etapa nem todos os postos estarão ativos. Assim, é importante que os banhistas procurem os locais guarnecidos pela corporação”, explica o major Fernandes.

Cuidados contra afogamentos

Além de procurar locais guarnecidos por guarda-vidas, é fundamental adotar cuidados básicos de prevenção a afogamentos, mesmo em áreas monitoradas:

  • Evite entrar no mar sob o efeito de bebidas alcoólicas ou qualquer entorpecente. O período com maior incidência de afogamentos, no fim da tarde, geralmente envolve vítimas que consumiram bebidas alcoólicas ao longo do dia;
  • Não nade logo após as refeições, permitindo tempo para a digestão;
  • Ao entrar no mar, rio, lago ou piscina, mantenha-se em áreas onde o nível da água esteja no máximo até a altura do umbigo;
  • Respeite a sinalização: nunca entre no mar onde houver bandeira vermelha, pois ela indica grande risco de afogamento devido à presença de correntes de retorno.

A Operação Estação Verão é a maior realizada pelos bombeiros militares e abrange todo o estado, sendo dividida em três fases: pré-temporada, temporada e pós-temporada. Além de garantir a segurança dos banhistas por meio de atividades preventivas, os guarda-vidas também auxiliam em outros tipos de emergências que possam surgir durante o período.

Relacionadas