Bombeiros militares de Santa Catarina passaram, neste mês de novembro, por treinamento de busca e resgate em inundações e enxurradas. As atividades foram realizadas em rios nas cidade de Rio do Sul e também de Aurora. Ou seja: no Alto Vale do Itajaí – região frequentemente atingida por eventos climáticos.
Nos últimos dois anos, o município de Rio do Sul passou por 11 episódios de enchentes, com diferentes situações de gravidade. Sendo que em 2023, passou pela segunda maior enchente de sua história, momento em que o Rio Itajaí-Açu atingiu 13,04. Em todas elas, houve atuação direta do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Como funciona o treinamento de busca e resgate em inundações e enxurradas
Em suma, o Corpo de Bombeiros realizou três edições do treinamento de busca e resgate em inundações e enxurradas neste mês de novembro. Promovendo – dessa forma – ao seu efetivo o conhecimento essencial para a atuação em cenários de emergência que envolvam alagamentos, enchentes e correntes de água, por exemplo.
O treinamento teve como foco o desenvolvimento de habilidades práticas e a ampliação do conhecimento técnico da equipe. Garantindo – desse modo – mais eficiência e segurança nas operações de resgate.
Nas oficinas práticas, os bombeiros puderam aprimorar suas técnicas em:
- inspeção do conjunto de reboque e embarcação
- amarração, entrada e retirada da embarcação da água
- resolução de panes no motor
- condução de embarcações a motor e remo
- natação e busca de vítimas em correnteza, simulando cenários de enchentes
- natação ofensiva e defensiva
- técnica de resgate com isca viva
- técnica de resgate com arremesso de cabo e técnica de liberação do rabo de macaco.
O comandante do 15º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Rafael Fortunato Camilo, reforça que a formação continuada da corporação garante que estejam prontos para atuar em eventos críticos comuns na região do Alto Vale do Itajaí.
“Esses treinamentos são de fundamental importância para manter o efetivo capacitado e pronto para o atendimento a eventos adversos da natureza que o Alto Vale do Itajaí e também outras regiões do estado quando o 15º Batalhão é chamado para prestar apoio sempre que necessário”, afirmou.