Blumenau esteve envolvida nesta semana em uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina (PC-SC) voltada ao combate da pedofilia. A ação ocorreu de terça-feira (14) até sexta-feira(17), e foi realizada em conjunto com 16 cidades catarinenses e duas do Paraná.
A PC-SC informou que a ação é coordenada pela Delegacia de Capturas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), em conjunto com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorre no sábado (18).
Durante as operações, 24 pessoas foram presas. Os mandados de prisão executados são relacionados ao crime de estupro de vulnerável.
Municípios onde aconteceu a operação
- Balneário Arroio do Silva;
- Blumenau;
- Canelinha;
- Correia Pinto;
- Florianópolis;
- Joinville;
- José Boiteux;
- Luiz Alves;
- Navegantes;
- Palhoça;
- Petrolândia;
- Pomerode;
- Rio do Sul;
- São Francisco do Sul;
- São José;
- Xaxim;
- Curitiba (PR);
- Vitorino (PR).
Na quinta-feira (16), durante a operação, um homem foi preso em Rio do Sul. Ele foi condenado a mais de 82 anos. Ele possui 20 boletins de ocorrência registrados contra ele, entre os crimes estão ameaça e estupros de vulneráveis, praticados contra duas sobrinhas dele, prática criminosa que teria iniciado quando as meninas tinham apenas 6 anos.
Na operação, estavam envolvidos cerca de 80 policiais da Delegacia de Capturas (Deic) e de outras partes da polícia, onde fizeram as prisões. Além disso, a polícia do Paraná também deu apoio na operação em seu próprio estado.