Região Blumenau

Bebê de 7 meses é salvo após engasgo em creche de Santa Catarina

Professores iniciaram a desobstrução das vias aéreas até a chegada dos socorristas

Autor
Bebê de 7 meses é salvo após engasgo em creche de Santa Catarina
Foto: Divulgação / Bombeiros Voluntários de Indaial

Um bebê de apenas 7 meses de idade foi salvo após sofrer um engasgo. O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (24) na Unidade de Educação Infantil Ermínio Lanznaster, no bairro Rio Morto, em Indaial

PUBLICIDADE

Engasgo da criança

O incidente ocorreu por volta das 08h, quando os professores da instituição perceberam que o bebê estava engasgando e com dificuldades para respirar. 

Prontamente, eles iniciaram as manobras de desobstrução das vias aéreas, um procedimento fundamental para evitar que a situação se agravasse.

Simultaneamente, a equipe da creche acionou o Corpo de Bombeiros Voluntários, que se deslocou para o local. Ao chegarem à creche, os bombeiros encontraram o bebê em uma situação crítica, com risco de parada respiratória.

No entanto, segundo a corporação, a ação inicial dos professores foi crucial, pois ajudou a evitar que o quadro evoluísse para uma parada total.

A equipe de resgate, então, assumiu o procedimento, aplicando técnicas específicas para desengasgar a criança. Assim, a corporação conseguiu desobstruir as vias aéreas, permitindo que ele voltasse a respirar normalmente.

Em seguida, os bombeiros levaram o bebê ao Hospital Beatriz Ramos para receber avaliação médica completa e realizar exames. O hospital informou que o estado de saúde do bebê é estável.

Como agir em caso de engasgamento de bebê

O primeiro passo é manter a calma. Em seguida, deve-se fazer a desobstrução das vias aéreas superiores. Para isso, seguem abaixo instruções do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina:

  • Vire o bebê de bruços, em cima do braço (de quem irá fazer o desengasgamento);
  • Coloque os dedos indicador e médio no queixo da criança, mantendo a boca dela aberta;
  • Mantenha a barriga do bebê virada para baixo e uma perna separada de cada lado;
  • Deixe a cabeça um pouco mais baixa, inclinada em relação ao corpo;
  • Dê leves tapas na região das costas do bebê até que as vias aéreas sejam liberadas.

O primeiro sinal de que a criança voltou a respirar, é quando ela começa a chorar. Neste momento, coloque o bebê com as costas em seu peito e limpe qualquer secreção que esteja na boca ou nariz.

Relacionadas