Em Blumenau, a Justiça condenou a 18 anos e oito meses de prisão um homem que matou a esposa com uma pedrada na cabeça. A morte de Ione Maria dos Santos, de 36 anos, foi o 1º feminicídio do ano que ocorreu na cidade, em janeiro. Diego Raulino, também de 36 anos, recebeu a sentença em Júri Popular, que ocorreu na terça-feira (19).
Os jurados consideraram Diego culpado por crimes de homicídio qualificado, feminicídio e outros agravantes, como motivo torpe, meio cruel e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Diego já havia inclusive cumprido pena por outro assassinato, ocorrido em 2011, em Blumenau. Na época, Diego matou Maicon Moacir Linhares, de 26 anos. Condenado, ficou apenas quatro anos preso mas acabou em liberdade.
O 1º feminicídio do ano em Blumenau ocorreu num apartamento dentro de um condomínio onde o casal morava, na rua Candelária, no bairro Salto do Norte, depois de uma discussão entre os dois. De acordo com a Polícia, a briga tee como motivação o fato do marido ser usuário de drogas. Ele estava vendendo móveis de casa para sustentar seus vícios.
Ione trabalhava como zeladora no local. Ela era natural de Campo Bonito, no Paraná, e vivia com o marido há sete anos.
Os advogados do marido afirmaram que ele agiu em legítima defesa, e que teria recebido uma facada da mulher antes de reagir. No entanto, essa versão foi rejeitada pelos jurados durante o Júri. De acordo com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o marido ainda tem direito a recorrer da sentença, mas vai aguardar por isso na prisão.