O julgamento do acusado de cometer o ataque à creche em Blumenau, em abril do ano passado, está marcado para a próxima quinta-feira (29). Será um júri popular, ou seja, sete jurados, pessoas da comunidade, vão analisar o processo e decidir se o réu deve ser condenado ou absolvido das acusações.
A sessão começa a partir das 8h, no salão do Tribunal do Júri do Fórum Central de Blumenau, sem previsão de término. Para garantir a segurança e o bom andamento dos trabalhos, diversas restrições foram estabelecidas.
Confira abaixo algumas das restrições:
- apenas familiares das vítimas e do réu terão acesso ao julgamento, sem presença de público externo.
- A imprensa terá um espaço reservado, mas deverá seguir normas rigorosas, como a proibição de fotografar ou filmar jurados e testemunhas.
- Além disso, orienta-se que o nome e a imagem do acusado não sejam veiculadas, conforme recomendação de especialistas, com o objetivo de não dar notoriedade ao acusado e evitar o chamado efeito contágio.
Mudanças no trânsito no dia do júri popular
No dia do júri, a Rua Zenaide Santos de Souza, em frente ao fórum, será temporariamente fechada no início e ao término do julgamento. Um forte esquema de segurança será implementado.
A imprensa deve estar ciente de que não será permitida a transmissão ao vivo do plenário. Somente profissionais cadastrados previamente terão acesso ao Tribunal do Júri.
O portal Guararema News decidiu não divulgar o nome, a foto e as imagens do autor do ataque à creche em Blumenau. A decisão segue recomendações de especialistas em comunicação e violência.
Pesquisas mostram que a exposição ao criminoso pode levar ao chamado efeito de contágio, que valoriza e estimula atos violentos em indivíduos e comunidades de ódio. Por este motivo, vamos adotar a medida.