Região Blumenau

Atleta é alvo de injúrias raciais durante os Joguinhos Abertos de SC

Integrantes da torcida rival teriam proferido ofensas como "pretos" e "macacos"

Autor
Atleta é alvo de injúrias raciais durante os Joguinhos Abertos de SC
Foto: Reprodução / Redes sociais

Nesta sexta-feira (25), após a disputa de pênaltis entre as equipes de futebol de Florianópolis e Rio do Sul nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, o atleta Cauã Rosa dos Anjos, conhecido como “Sassá”, e integrante da categoria sub-18 do Figueirense Futebol Clube SAF, foi alvo de ataques racistas. Integrantes da torcida local teriam proferido ofensas como “pretos” e “macacos” contra ele e outros colegas.

PUBLICIDADE

A denúncia foi feita publicamente pelo Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Florianópolis, Roberto Katumi Oda (PSD), que repudiou os ataques, afirmando que “é inaceitável que cenas como essa ainda ocorram no esporte” e garantindo apoio a Cauã.

O atleta registrou um boletim de ocorrência após a partida. O Figueirense Futebol Clube SAF, se manifestou em nota, lamentando a atitude dos integrantes da torcida adversária e prometendo empenho para que o caso seja apurado e os responsáveis “exemplarmente punidos”.

Ainda de acordo com a nota, alguns suspeitos compareceram à delegacia, “desdenhando dos fatos” durante a realização do boletim de ocorrência. O clube reforçou seu “compromisso inegociável na luta contra o racismo e qualquer forma de discriminação”.

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), responsável pela organização dos Joguinhos Abertos, igualmente se pronunciou, condenando as manifestações racistas e reiterando que “racismo é um crime e deve ser combatido em todas as suas formas”.

Relacionadas